ACM Neto diz que ter se autodeclarado pardo não afetou o resultado da eleição

 ACM Neto diz que ter se autodeclarado pardo não afetou o resultado da eleição

Foto: Valter Pontes/Secom

Compartilhe

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), afirmou acreditar que a polêmica em torno de sua autodeclaração como pardo não influenciou para sua derrota na disputa pelo governo da Bahia em 2022. Para ele, o peso do nome de Lula na corrida presidencial e o uso da máquina estadual foram decisivos para que um desconhecido como Jerônimo Rodrigues (PT) se elegesse.

“Primeiro, que eu não tive benefício nenhum, para deixar bem claro. Eu não precisava gozar desse benefício. Quando eu me autodeclarei, não o fiz pensando em benefício. Segundo: é fácil ser engenheiro de obra pronta. Se a gente voltasse no passado, poderia fazer diferente para evitar polêmica”, disse Neto na noite desta quinta-feira (16), durante sua participação no BahiaCast, podcast apresentado por Sergio Nunes e Pedro Valente.

Neto ainda falou sobre o caso ter gerado um mal estar pessoal, e apesar de não ter sido decisivo acabou atrapalhando. “Confesso que isso me causou um mal pessoalmente, porque contraria tudo o que eu acredito e o que eu pratico […] Quando podiam suscitar se eu fiz bronzeamento artificial etc. Não acho que foi decisivo para eleição, mas acho que atrapalhou.”

O ex-prefeito ainda reiterou que sempre se identificou como pardo. No pleito do ano passado, porém, o advogado de sua campanha decidiu enviar à Justiça Eleitoral sua autodeclaração como “branco”.