Durante o lançamento da federação entre o União Brasil e o PP, batizada de União Progressista, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou que a aliança nacional reforça o projeto político da oposição na Bahia. Neto sinalizou que já está em movimento, com viagens pelo interior previstas ao longo de 2025.
“Essa própria decisão da federação, ela contribui muito para fortalecer o nosso projeto na Bahia. Afinal de contas, dá uma musculatura grande, nos permite sair na largada com dois partidos de dimensão nacional e, é claro, a partir daí dialogar com outros partidos que possam se juntar numa aliança para 2026”, declarou o ex-prefeito de Salvador.
Segundo Neto, o momento ainda não é de anunciar candidaturas, mas de diálogo com a população. O ex-prefeito, no entanto, acredita que a oposição chegará forte para a eleição de 2026.
“Eu não me coloco ainda na condição de pré-candidato, eu acho que não é o momento, entretanto já comecei a rodar a Bahia. Vamos agora estender essa agenda ao longo de todo o ano de 2025 para conversar com os baianos, para falar de presente e de futuro, entretanto, respeitando o momento de tudo e das coisas. Candidatura a gente vai tratar no ano que vem, mas eu acho que a oposição na Bahia vai chegar forte e em condições reais de enfrentar o PT”, afirmou.
A nova federação conta com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, cerca de 1,4 mil prefeitos e mais de 12 mil vereadores em todo o país. Na Bahia, União Brasil e PP somam 80 prefeitos e 789 vereadores, conforme dados do TSE.