IPAC estuda recuperação do tradicional Cine-Teatro Jandaia

 IPAC estuda recuperação do tradicional Cine-Teatro Jandaia

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Compartilhe

O Cine-Teatro Jandaia, localizado na Baixa dos Sapateiros, já foi um dos espaços culturais mais tradicionais brasileiro. Hoje em dia, abandonado, serve como pano de fundo para clipes da cena musical contemporânea como “Brisa”, do capixaba Silva, e “Quente e Colorido”, da mineira Marina Sena. Mas esse cenário pode mudar.

Em entrevista ao Bahia Notícias, a diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Luciana Mandelli, afirmou que há estudos para a recuperação do imóvel, erguido em art-déco e art nouveau na primeira década do século passado.

Ainda segundo Luciana, a intervenção faz parte do plano do governo de Jerônimo Rodrigues (PT), mas não deu detalhes qual vai ser o uso da estrutura e nem em que fase estão os estudos.

O espaço foi tombado em definitivamente pelo órgão em 2015, mas está fechado desde os anos 1990 – após um período exibindo filmes pornográficos e de artes marciais. O Jandaia faz parte do patrimônio do estado da Bahia desde 2014, quando foi doado pelos antigos proprietários.

Fonte: Bahia Notícias