“Gratidão”, diz Léo Prates após um ano de sua saída da Secretária de Saúde
Foto: Divulgação
O deputado Leo Prates relembrou nesta quinta-feira (30), data que marca um ano da sua saída da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, a despedida do cargo que define como o maior desafio da sua vida profissional. Prates ocupou o cargo durante dois anos e oito meses, atravessando durante a sua gestão, a fase mais complexa da pandemia da covid-19.
O parlamentar aproveitou a data para exaltar o trabalho dos profissionais de saúde que estiveram ao seu lado ao longo da gestão. “O período que passei à frente da SMS, foi sem dúvidas, o mais desafiador da minha vida, pois diariamente estava lidando com a vida de milhares de pessoas. Entre os meus erros e acertos, sempre busquei escutar com atenção, à equipe formada por excelentes profissionais, que me auxiliou nessa jornada, por isso só tenho gratidão”, afirma.
Após deixar a SMS, Leo Prates retomou o seu mandato de deputado estadual, em seguida, conquistou uma vaga na Câmara de Deputados, onde agora segue defendendo a causa como membro da Frente Parlamentar da Saúde e apresentando proposições para melhorar a saúde em todo o país. “A saúde é algo que afeta a todo cidadão independente de credo, cor ou classe social. Aprendi amar esse tema e defender o debate cada vez mais qualificado, para que possamos melhorar cada vez mais a vida do nosso povo, por isso só tenho a agradecer aos que reconheceram todos os esforços que busquei empreender, bem como aos que me confiaram a missão de seguir lhes representando”
Gestão
No período em que Prates esteve à frente da saúde do município, diversos indicadores registraram importantes avanços como o crescimento recorde na cobertura da assistência primária, e também da cobertura de saúde bucal. Através de ações como o Manda SMS pra Mim, Amigo Autista e Meu HMS, a pasta se aproximou da população. Enquanto o fortalecimento do SAMU, e da Diretoria Animal, qualificaram ainda mais o atendimento da população. A SMS também alcançou uma marca recorde no combate às arboviroses com a conquista do menor dado do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) em 16 anos.
Porém, segundo o próprio Prates, nenhum desafio foi tão grande quanto a pandemia da Covid-19. Foram investidos mais de R$ 1,3 bilhão neste período, garantindo a montagem de uma rede temporária que prestou atendimento a todos que precisaram. Durante a pandemia a saúde de Salvador teve um expressivo incremento no investimento voltado à inovação e tecnologia, com a criação de ferramentas virtuais como o Vacinômetro, Filômetro, o Hora Marcada e o Passaporte da Vacina. As ações adotadas pela SMS no combate à covid-19, foram replicadas em diversos estados do Brasil.