Em sessão solene na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta terça-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou um balanço de sua gestão, destacando avanços em desenvolvimento social, crescimento econômico e a presença do Estado em todo o território baiano. A cerimônia marcou a instalação da 4ª Sessão da 20ª Legislatura.
Rodrigues afirmou que governa um estado que cresce com “estabilidade macroeconômica e responsabilidade social”. Ele reforçou seu compromisso de percorrer todos os municípios, tendo visitado 373 e com meta de alcançar os 417 ainda este ano. “São expedições de escuta ativa, de diagnóstico preciso e de celebração compartilhada das conquistas”, declarou, sobre suas viagens a zonas rurais, quilombos, aldeias e povoados.
No campo social, o governador citou o fortalecimento da assistência social, com ampliação de repasses aos municípios, e ações como o Bahia Sem Fome. Sobre o combate à fome, afirmou: “A Bahia está virando esse jogo”, destacando uma redução de 58% na insegurança alimentar grave, em sintonia com o Governo Federal.
Economicamente, a Bahia liderou o ranking nacional de investimentos públicos em 2025 e gerou mais de 104 mil empregos formais no ano. O governador listou obras em andamento, como a nova Rodoviária, o VLT e a expansão do metrô, além do projeto da Ponte Salvador-Itaparica, com início de obras previsto para junho e conclusão em março de 2026.
A educação foi apresentada como eixo estratégico, com investimentos recordes em educação que já somam R$ 10 bilhões desde 2023, em obras que atingem praticamente todas as escolas dos 417 municípios. “Estamos fazendo uma revolução na infraestrutura física das nossas escolas, que não tem par com qualquer outro momento da história da educação na Bahia”, disse Jerônimo. A rede de tempo integral cresceu 150%, sendo a maior do país, com quase 750 unidades em 394 cidades. Outros R$ 5 bilhões foram aplicados em programas de qualidade de ensino e direitos dos estudantes.










