Pela primeira vez na história, um ator brasileiro disputa o Oscar de Melhor Ator. Depois de vencer o Globo de Ouro, o soteropolitano Wagner Moura entrou para a lista dos cinco indicados ao principal prêmio de interpretação da Academia por sua atuação em O Agente Secreto.
Moura concorre com Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores). A indicação inédita coloca o artista ao lado das atrizes Fernanda Montenegro (1999) e Fernanda Torres (2025), únicas representantes do país em categorias de atuação principal até então.
Além da indicação histórica, o filme O Agente Secreto também irá disputar os prêmios de Melhor Seleção de Elenco, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, a categoria mais aguardada da noite.
A fase final de votação pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas começa em 26 de fevereiro e segue até 5 de março. A 97ª edição da cerimônia do Oscar está programada para 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.









