Lula cita Bolsonaro em crítica a influencers: ‘falando bobagem’

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Em discurso no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente o funcionamento das redes sociais nesta sexta-feira (16). Ele afirmou que os algoritmos privilegiam influenciadores que divulgam conteúdos levianos, em detrimento de informações educativas.

Lula usou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como exemplo ao comentar a audiência de figuras públicas online. “Agora tem uma profissão chamada influencer. Cara que trabalha na internet e tem 3 milhões de seguidores. Não conheço ninguém que ensina uma coisa séria que tem 4 milhões. Mas, se o cara estiver falando bobagem, pode até ter 20 milhões. O Bolsonaro tinha 30 milhões”, afirmou.

Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está impedido de usar redes sociais desde julho por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. No Instagram, sua principal plataforma, o ex-presidente conta com cerca de 27 milhões de seguidores, enquanto Lula possui aproximadamente 14 milhões.

O petista fez um alerta sobre fake news e vinculou a discussão aos riscos da inteligência artificial. Ele demonstrou preocupação com o impacto dessas ferramentas nas eleições presidenciais deste ano. “Vocês, mulheres, tomem cuidado com essa tal de inteligência artificial. Eles são capazes de tirar uma foto sua, sentada do jeito que você está aqui, e colocar você pelada [em edição] no celular. É isso que é a inteligência artificial”, disse.

“Então, se preparem, porque a podridão nem está começando na inteligência artificial”, acrescentou Lula, enfatizando a necessidade de atenção da população ao consumo de informações digitais.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com