O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a reeleição em 2026, com vantagem sobre seus principais adversários no primeiro turno. É o que revela pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta terça-feira (13). No cenário de segundo turno, no entanto, ele aparece tecnicamente empatado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O levantamento, registrado no TSE (BR-06731/2026), ouviu 2 mil pessoas por telefone entre 8 e 12 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com confiança de 95%.
Lula supera adversários no primeiro turno
Em um dos cenários testados, Lula atinge 40,2%, contra 32,7% de Tarcísio. Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) aparecem em terceiro, com 5,5% cada. Na simulação com Flávio Bolsonaro (PL), o petista tem 39,7%, e o senador alcança 26,5%.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também aparece atrás do presidente. Em cenário com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), ela registra 29% contra 40% de Lula.
Segundo turno
Na projeção para o segundo turno, o cenário é mais disputado. Lula tem 44,4% das intenções, enquanto Tarcísio aparece com 42,1%. Considerando a margem de erro, a disputa está empatada. Contra os demais potenciais concorrentes, o atual chefe do Executivo mantém vantagem confortável.
Rejeição liderada pelo presidente
Quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, Lula foi o mais citado (40,8%). Em seguida, aparecem Flávio Bolsonaro (30%), Michelle Bolsonaro (26,1%) e Tarcísio de Freitas (16,2%).








