Os baianos poderão contar com até 13 oportunidades de feriadão em 2026. A projeção considera os feriados nacionais, datas estaduais e municipais, além de pontos facultativos previstos na portaria publicada pelo Governo Federal com o calendário oficial do próximo ano.
Ao todo, o Brasil terá 10 feriados nacionais em 2026, sendo que nove deles cairão em dias úteis, o que amplia a possibilidade de emendas com fins de semana. Na Bahia, esse cenário é ainda mais favorável por conta de celebrações locais que não constam na lista nacional, mas são amplamente observadas no estado e em Salvador.
Entre essas datas estão o São João, comemorado em 24 de junho, que cairá em uma quarta-feira, a Independência do Brasil na Bahia, em 2 de julho, numa quinta-feira, e o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrado em 8 de dezembro, numa terça-feira, feriado municipal na capital baiana. Todas essas datas ocorrem em dias úteis e ampliam o número de possíveis feriadões em relação a outros estados.
Além dos feriados oficiais, os pontos facultativos também reforçam o calendário de folgas. O Carnaval, que em 2026 ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro, de segunda a quarta-feira, e o Corpus Christi, celebrado em 4 de junho, numa quinta-feira, são exemplos de datas que tradicionalmente permitem emendas, especialmente no setor público e em parte da iniciativa privada.
Com a soma dos feriados nacionais, estaduais, municipais e pontos facultativos, os baianos podem chegar a 13 datas ao longo de 2026 com potencial de descanso prolongado. Entre elas estão o Ano-Novo, em 1º de janeiro, numa quinta-feira; a Sexta-Feira da Paixão, em 3 de abril; Tiradentes, em 21 de abril; o Dia do Trabalhador, em 1º de maio; a Independência do Brasil, em 7 de setembro; Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro; Finados, em 2 de novembro; o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro; além do Natal, em 25 de dezembro, numa sexta-feira.
O calendário ainda inclui pontos facultativos estratégicos, como o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, a véspera de Natal, em 24 de dezembro, e a véspera de Ano-Novo, em 31 de dezembro, ambos em quintas-feiras, o que reforça a expectativa de um ano com mais chances de folga prolongada para quem vive na Bahia.








