Uma operação integrada no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS) teve como alvo lideranças de uma facção criminosa, na noite desta quinta-feira (18). A ação, coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), visou interromper a comunicação do crime organizado com o exterior e coletar elementos para as investigações do triplo homicídio ocorrido no Alto do Cabrito na última terça-feira (16).
Com foco nos pavilhões que abrigam principais chefias da facção Bonde do Maluco (BDM), as equipes revistaram celas previamente identificadas por meio de critérios técnicos e informações de inteligência. O trabalho concentrou-se no Pavilhão I, galerias A e C, e no Pavilhão II, galeria B.
A iniciativa contou com a colaboração de diversos órgãos, incluindo direção do presídio, Polícia Penal, Polícia Militar, Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), Polícia Civil, monitores de ressocialização e equipe de cinofilia. O gerente operacional da unidade também participou da atividade.
Operação penitenciária sem intercorrências foi encerrada com êxito, conforme as secretarias. O procedimento reforçou, segundo os gestores, o empenho das pastas em preservar a ordem e a segurança dentro do sistema carcerário.









