MPBA e SSP cumprem mandados contra PMs por homicídios

Foto: Divulgação, MPBA

Uma operação conjunta do Ministério Público da Bahia e da Secretaria de Segurança Pública cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra quatro policiais militares em Jequié nesta quinta-feira (18). Os agentes, lotados no 19º Batalhão de Polícia Militar, são investigados por envolvimento em homicídios na cidade.

Intitulada “Operação Exposed”, a ação foi executada de forma integrada pelo Grupo Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do MP, além da Força Correcional Integrada (Force) e da Corregedoria da PM. As diligências ocorreram nas casas dos investigados e na sede do 19º BPM, com a apreensão de celulares, armas e munições.

As investigações partem das mortes de Daniel Korbulon Franco Silva, Vinicius Gondim Azevedo e Kailan Oliveira de Jesus, registradas em maio de 2023 como suposta resistência à polícia. Após a “Operação Choque de Ordem”, em dezembro de 2024, que resultou na prisão de três PMs pelo assassinato de Kailan, novas provas apontaram para a participação direta dos quatro militares alvo da ação atual.

Segundo o MP, as evidências revelam um modus operandi de grupo de extermínio, com planejamento de execuções via rede social, desvio de armas e veículos apreendidos e divisão de valores. As análises indicam que os crimes contra Daniel Silva e Vinicius Azevedo seguiram o mesmo padrão de extermínio planejado.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com