O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (15), três alertas meteorológicos para diversas regiões da Bahia. Os avisos, válidos até quarta-feira (17), incluem previsões de chuvas fortes e umidade do ar baixa, com potenciais riscos para a população.
As advertências abrangem municípios das porções oeste, sudoeste e norte do estado. Um alerta laranja para chuvas intensas atinge 23 cidades do oeste baiano, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. O instituto prevê acumulados de até 100 mm diários e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. “Há risco de queda de energia, descargas elétricas, quedas de árvores e alagamentos”, informou o Inmet.
Outras 73 localidades das regiões oeste e sudoeste, incluindo Riacho de Santana e Xique-Xique, estão sob alerta amarelo para precipitações. A previsão é de até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h, com baixo risco para os mesmos perigos.
Paralelamente, 31 municípios do norte baiano, como Juazeiro e Paulo Afonso, receberam um alerta amarelo devido à baixa umidade relativa do ar. Os índices podem variar entre 30% e 20%, bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A população deve reforçar a hidratação, evitar atividades físicas em horários críticos e reduzir a exposição ao sol.









