Quatro PMs são presos por execução em Cruz das Almas

Foto: Divulgação, MPBA

Quatro policiais militares foram presos preventivamente nesta sexta-feira (12) sob acusação de executar um homem e forjar uma versão de confronto em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. A ação integrada do Ministério Público da Bahia (MPBA) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), batizada de “Operação Silêncio Quebrado”, também cumpriu seis mandados de busca e apreensão em cinco cidades.

Os agentes, lotados na 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), foram denunciados pelo homicídio qualificado de Josimar Pereira dos Santos, ocorrido em 25 de fevereiro de 2024 no povoado de Poções. A 1ª Promotoria de Justiça local também os acusa dos crimes de fraude processual e ameaça.

As investigações apontam que a guarnição registrou a morte de Josimar como fruto de resistência armada. “As provas pericial e testemunhal colhidas na fase de investigação pelo Ministério Público refutaram a versão dos policiais e revelaram que Josimar foi executado”, conforme detalha o MPBA. O episódio teria acontecido em um bar, após uma partida de futebol.

De acordo com as apurações, os policiais revistaram os presentes e levaram Josimar para os fundos do estabelecimento, onde foi morto com um tiro. As evidências indicam que os PMs ainda coletaram dados e ameaçaram testemunhas para ocultar os fatos. Para simular legalidade, teriam removido o corpo e apresentado drogas e uma arma não vinculadas à vítima.

Os mandados judiciais foram executados por grupos especiais do MPBA, como o Gaeco e o Geosp, em conjunto com a Força Correcional da PM e o Batalhão de Choque. A decisão pelas prisões e buscas partiu da Vara Crime de Cruz das Almas.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com