Uma declaração do senador Otto Alencar (PSD) caiu como uma bomba no meio político baiano. De acordo com o portal Política Livre, o parlamentar admitiu a possibilidade de ser candidato ao governo do estado da Bahia em 2026, caso o PT confirme a exclusão do senador Ângelo Coronel (PSD) da chapa governista, comandada hoje por Jerônimo Rodrigues (PT).
A declaração teria ocorrido durante reunião com a bancada baiana do PSD na Câmara dos Deputados. Otto Alencar defendeu a recondução de Coronel ao Senado e criticou a possibilidade do PT indicar dois nomes para a disputa das vagas no parlamento federal, os quais seriam o senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa.
O parlamentar foi enfático ao afirmar que não acompanharia Coronel caso ele decida migrar para a chapa de ACM Neto (União Brasil). No entanto, Otto se disse preparado para apoiar o colega dentro do grupo governista ou, se necessário, liderar a candidatura ao governo da Bahia.
“Estou pronto para concorrer se este for o desejo de vocês, para assegurar um palanque para Coronel”, teria declarado o senador, segundo relatos do encontro. A fala foi recebida com aplausos pelos presentes. A posição de Otto Alencar acirra a disputa interna na base aliada e coloca o PT diante de um impasse sobre a composição da chapa majoritária.











