A Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta quinta-feira (27), para desarticular uma organização acusada da produção ilegal de Mounjaro, medicamento para emagrecimento. Entre os alvos está o médico baiano Gabriel Almeida, que possui quase 750 mil seguidores no Instagram.
Batizada de Operação Slim, a ação cumpre 24 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. O objetivo é apurar a fabricação, fracionamento e venda clandestina do princípio ativo tirzepatida, usado em remédios injetáveis para diabetes e obesidade.
Segundo as investigações, a rede mantinha uma estrutura de fabricação em condições insalubres, realizando envase, rotulagem e distribuição do produto de forma irregular. Havia indícios de produção em série em escala industrial, o que não é permitido para manipulação magistral.
A comercialização do material era feita por meio de plataformas digitais, sem os controles mínimos de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, aumentando o risco sanitário ao consumidor. A PF afirma que estratégias de marketing digital induziam o público a crer que a produção rotineira da tirzepatida seria permitida.
A operação conta com o apoio da Anvisa e das Vigilâncias Sanitárias estaduais.










