Polícia apreende quase 20 armas por dia na Bahia em 2025

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Um reforço nas ações de inteligência e no patrulhamento resultou na apreensão de 6.251 armas de fogo na Bahia entre janeiro e o início de novembro de 2025, uma média de quase 20 instrumentos retirados das ruas por dia. O dado, divulgado pela Polícia Civil, representa um aumento de 17% nas apreensões em relação ao mesmo período de 2024, quando 5.319 unidades foram recolhidas.

O trabalho de combate ao crime organizado, baseado na doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) e na ampliação das operações conjuntas, impactou diretamente nos índices de violência letal. Na primeira metade de novembro, as mortes violentas – que englobam homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte – registraram uma queda de 33% na comparação com o ano anterior.

Em números absolutos, foram 153 ocorrências deste tipo em 2025, contra 230 registradas em 2024. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a eficácia da estratégia adotada. “O reforço das ações de inteligência e do patrulhamento preventivo com a chegada dos novos efetivos resultaram também no aumento de 17% das apreensões de armas de fogo”, afirmou.

A apreensão de armas na Bahia incluiu itens de alto poder ofensivo, como fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres, retirados de circulação em ações direcionadas contra facções criminosas. Os resultados evidenciam a correlação entre o incremento no policiamento, a retirada de instrumentos de crime das ruas e a consequente preservação de vidas.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com