Em reunião realizada neste domingo (2), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Sharif Al Suwaidi, abriram caminho para uma futura cooperação internacional que pode impulsionar setores estratégicos de Salvador. O encontro, que contou também com a presença da chefe de Assuntos Econômicos, Muna Al Falahi, teve como foco oportunidades de investimento e a criação de parcerias.
O gestor municipal apresentou as potencialidades da capital baiana para novos empreendimentos, especialmente nas áreas de saúde, tecnologia, logística e produção de medicamentos. O embaixador confirmou que esses setores despertam o interesse de companhias de seu país.
“Buscamos parceiros confiáveis. Nossa intenção é fortalecer laços de longo prazo, com negociações baseadas na transparência e na valorização mútua. Há interesse nesses encontros presenciais entre investidores e representantes brasileiros para avaliar oportunidades concretas de cooperação”, comentou Suwaidi.
A agenda do turismo e a importância da segurança para o setor foram outros temas centrais do diálogo. O diplomata emiradense salientou que a proteção de visitantes é um elemento crucial e citou a expertise de sua nação em soluções tecnológicas de vigilância, como câmeras inteligentes e sistemas de controle urbano.
Sobre o tema, o prefeito Bruno Reis declarou estar aberto a conhecer as experiências bem-sucedidas.
“Estamos finalizando o Plano Municipal de Segurança, que será apresentado à sociedade em breve e encaminhado à Câmara Municipal para se tornar lei. O plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade, que hoje conta com 3.700 câmeras interligadas, e o fortalecimento das parcerias com órgãos de segurança estaduais e federais. Estamos abertos para uma cooperação técnica entre Salvador e os Emirados Árabes e minha equipe está à disposição para novas trocas de conhecimento e experiências”, afirmou.
Como próximo passo, o embaixador participará de um novo encontro na cidade, desta vez com empresários locais, em uma ação articulada pela Prefeitura. A reunião consolidou o interesse mútuo em aprofundar o diálogo para desenvolver projetos conjuntos.
				

											







