A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), cumpriu, nesta quarta-feira (22), mandados de prisão e dez de busca e apreensão durante a Operação Erva Afetiva, que investiga um grupo criminoso com atuação interestadual no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação, que teve alvos em Salvador, Lauro de Freitas e no estado de São Paulo, resultou na prisão de três pessoas, sendo que a principal investigada, a influenciadora digital Melissa Said, é considerada como foragida.
Dois homens foram presos em Lauro de Freitas. Com eles, foram apreendidos 1,4 kg de maconha “skunk”, 270 gramas de haxixe, porções de maconha comum, balanças de precisão, embalagens para a venda de drogas, celulares, cartões e dois veículos com indícios de uso no esquema criminoso. Um dos detidos foi autuado em flagrante por tráfico.
A influenciadora, que possui mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, é apontada pelas investigações como a articuladora do grupo. Iniciadas em 2024, as apurações do Denarc indicam que ela não apenas fazia apologia ao uso de drogas, mas também orientava seguidores sobre como despistar a polícia durante viagens e utilizava seu alcance digital para vender maconha com fornecedores na Bahia e em São Paulo.
Conforme levantou a polícia, a investigada comprava a droga e a repassava a clientes por meio de contatos em redes sociais. Em um episódio registrado no período natalino, ela teria distribuído “kits” com cigarros de maconha nas ruas, em ação de autopromoção. A influencer já tinha passagem pela polícia, após ser flagrada com drogas no aeroporto.
Durante os mandados relacionados a ela, foram realizadas buscas em três endereços, onde os policiais apreenderam pequenas porções de drogas e um celular, que será periciado. Como Melissa não foi localizada, passou a ser considerada foragida.
De acordo com o diretor do Denarc, delegado Ernandes Júnior, as diligências continuam. A operação conta com apoio do Denarc de São Paulo para o cumprimento dos mandados no estado.