Uma operação da Polícia Civil da Bahia tentou localizar, nesta quarta-feira (8), o último investigado ainda procurado pela morte da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete. Marílio dos Santos, conhecido como “Maquinista” ou “Gordo”, é apontado como o mandante do crime.
As diligências ocorreram nas cidades de Tanquinho e Dias d’Ávila. Em uma propriedade na zona rural de Tanquinho, os agentes encontraram uma arma pertencente à esposa do foragido, que foi detida por posse irregular do artefato.
A investida seguiu para um sítio de Marílio dos Santos, localizado às margens da BA-093, em Dias d’Ávila. No local, os policiais apreenderam porções de maconha, uma farda camuflada do Exército, câmeras, caixas de munição vazias, uma caderneta com anotações do tráfico de entorpecentes e outros itens. Todo o material foi levado à delegacia para análise.
O inquérito já indiciou seis pessoas pelo assassinato, sendo que cinco estão presas. Marílio dos Santos, o “Maquinista”, integra o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) como o “Ás de Ouros” e segue foragido.
Mãe Bernadete foi morta a tiros em 17 de agosto de 2023, na sede do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. As investigações apontam que a motivação do crime está diretamente ligada à sua oposição à atuação do tráfico de drogas dentro da comunidade.
A ação desta quarta foi realizada pela 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, com suporte da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).













