Adolfo entra no radar da PF após enviar milhões a obra na BA

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O deputado federal Adolfo Viana (PSDB) destinou R$ 7 milhões em emendas parlamentares para obras de pavimentação na Bahia que são alvo de investigação da Polícia Federal por superfaturamento. Os repasses beneficiaram os municípios de Juazeiro e Novo Horizonte.

A empresa Allpha Pavimentações, dos irmãos Alex e Fabio Parente, foi a vencedora do pregão eletrônico realizado em 2021 pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Segundo apuração do UOL, registros da portaria da Câmara dos Deputados revelam que Alex Parente esteve no gabinete de Viana 22 vezes.

O então coordenador do Dnocs na Bahia, Lucas Maciel Lobão, era indicado político do parlamentar. Lobão assinou ofício solicitando orçamento para o pregão em 7 de junho de 2021. Dois dias depois, Alex Parente realizou sua primeira visita ao gabinete do deputado.

O coordenador foi posteriormente afastado da autarquia, antes da licitação, em decorrência de outra investigação que apurava o superfaturamento de R$ 192 milhões na compra de caixas d’água. Aquisição que também contou com recursos indicados por Viana.

Até o momento, o parlamentar não é alvo na Operação Overclean da PF. Seu nome surgiu em documentos apreendidos durante busca no prédio do Dnocs no ano passado.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com