Guardas flagrados agredindo idoso são afastados

Foto: Reprodução, redes sociais

Dois guardas municipais foram afastados preventivamente após serem filmados agredindo um aposentado de 65 anos durante uma abordagem no bairro de Itapuã, em Salvador. O caso, registrado no último domingo (5), será investigado pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal (GCM).

Imagens de segurança mostram o momento em que o veículo do aposentado e a viatura colidem. Ao descer do carro, o homem é cercado pelos agentes, que aplicam chutes e socos. Ele chega a tentar fugir, mas cai no asfalto e continua sofrendo as agressões antes de ser imobilizado e levado para a viatura.

A GCM afirmou ao G1 Bahia que os servidores realizavam uma blitz na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, quando o motorista fugiu após alegar ter um “documento de liberação”. A corporação informou à reportagem que a perseguição terminou com a colisão entre os carros e uma manobra do condutor que colocou em risco a integridade dos agentes e de terceiros.

Já a Transalvador informou ao G1 que o condutor desobedeceu à ordem de parada depois de ter sinais de álcool detectados no primeiro teste do etilômetro. “Quando o agente pediu que ele encostasse o veículo para passar por uma segunda aferição, o motorista se recusou a realizar o teste e tentou fugir, sendo abordado por guardas municipais mais à frente”, disse o órgão. A Transalvador também relatou atraso no licenciamento do veículo.

Em nota, a Guarda Municipal declarou que seus profissionais agiram “em estrita conformidade com os protocolos de uso progressivo da força para garantir a segurança de todos” e que “todas as ações foram estritamente reativas à tentativa de fuga e à resistência à prisão, visando a preservação da vida e a execução da lei”.

A defesa do aposentado informou que ele sofreu a fratura de quatro costelas devido às agressões e precisou ser internado em um hospital particular após ser liberado da delegacia. A advogada Bruna Azevedo, que representa o idoso, contestou a versão oficial. Ela afirmou ao G1 que o desentendimento começou quando o homem tentou comprovar que o licenciamento estava quitado e foi ameaçado por um agente.

O aposentado foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde o ocorrido foi registrado.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com