A Polícia Civil do estado da Bahia iniciou, na manhã desta sexta-feira (3), a “Operação Pura Origem”. O objetivo da ação é combater a rede de comercialização, armazenamento e transporte de bebidas alcoólicas adulteradas, prática que configura crime contra a saúde pública e as relações de consumo.
A operação foi deflagrada simultaneamente nas cidades de Salvador e Feira de Santana pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). A ação conta com a colaboração integrada de órgãos como a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as vigilâncias sanitárias estadual e municipal, destacando o caráter multissetorial da fiscalização.
As investigações ganharam novo foco com a morte de Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, em Feira de Santana. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso, e exames periciais estão sendo realizados para esclarecer as circunstâncias do óbito.
Esta não é a primeira iniciativa do tipo. Em abril deste ano, a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) da PCBA já havia realizado diligências semelhantes em cidades do litoral sul baiano, como Porto Seguro e Itacaré, resultando na notificação de sete hotéis. A polícia reforçou sua capacidade para esse tipo de operação com a qualificação de oito agentes em um curso específico na Academia de Polícia Civil (Acadepol).











