O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, lançou um desafio público durante o fórum “SOS Bahia”, realizado em Salvador, na noite desta terça-feira (30), convocando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para um debate.
“Eu topo um debate com o governador aonde ele quiser. Ele pode marcar o dia, a hora. Se ele quiser fazer o debate no Centro Administrativo, no Palácio de Ondina, eu topo o debate com ele”, disparou o ex-prefeito de Salvador.
Segundo Neto, o embate é uma pendência desde o segundo turno das eleições de 2022. “Aliás, ele, que desde o segundo turno de 2022 fugiu de debater comigo”, falou o político sem citar os debates que também se ausentou.
Críticas à saúde baiana
O evento, que teve a saúde como tema principal, serviu de palco para fortes críticas à gestão estadual. ACM Neto apontou a regulação de leitos como um dos principais problemas. “A Bahia é um dos estados que registra maior desequilíbrio entre a oferta de vagas hospitalares, principalmente de UTI, na capital e no interior. O desequilíbrio é enorme”, revelou.
Segundo o ex-prefeito, a solução para as filas exige uma atuação conjunta com os municípios. “Fazer um trabalho conjunto, atuar na prevenção, dar suporte para o funcionamento da atenção básica, ampliar hospitais municipais que possam resolver atendimentos de baixa e média complexidade”, explicou.
Ele também defendeu a criação de um fluxo prioritário para pacientes em estado grave, retirando-os do sistema de regulação. “Tem casos em que a pessoa teve um infarto, um AVC, um acidente com politraumatismo, não pode esperar regulação. Por que ela vai esperar? Precisa de um atendimento imediato”, disparou.










