Um homem de 34 anos foi preso pela polícia durante operação realizada na manhã desta segunda-feira (29) em Ibotirama, sob acusação de manter a própria família em situação de cativeiro há aproximadamente um ano. A vítima é sua companheira, de 27 anos, e os dois filhos do casal, uma menina de 8 e um menino de 5 anos.
As investigações, iniciadas em julho a partir de uma denúncia, apuraram que o suspeito mantinha os familiares em total isolamento social. As crianças eram impedidas de estudar, caracterizando abandono intelectual, e os raros contatos com outras pessoas só ocorriam mediante sua autorização. A apuração também levantou a suspeita de que a filha do casal tenha sofrido abuso sexual.
Para dificultar a ação das autoridades, o acusado, que trabalhava como pescador, mudou-se com a família para uma região de mata fechada e de difícil acesso, só alcançada por embarcações. A delegacia que comanda o caso afirmou que “as equipes realizaram incursões em mata e travessias fluviais, conseguindo localizar o suspeito em sua residência”.
No local do resgate, a mulher e as crianças foram encaminhadas para a rede de proteção. O preso foi levado para a delegacia e permanece à disposição da Justiça. A operação contou com a participação integrada da Delegacia Territorial de Muquém do São Francisco, do Setor de Investigação da 24ª Coorpin, da 28ª CIPM de Ibotirama e do Ministério Público.









