Vinte indivíduos foram alvo de mandados de prisão e busca e apreensão nesta quinta-feira (25) na Bahia e em Santa Catarina. A ação marca a terceira etapa da Operação Premium Mandatum, que investiga uma organização criminosa acusada de tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro na região de Senhor do Bonfim.
A operação, autorizada pela Vara Criminal de Senhor do Bonfim, resultou na apreensão de R$ 71 mil em espécie e diversos aparelhos eletrônicos. Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão nas cidades baianas de Senhor do Bonfim e Juazeiro, além de diligências em Santa Catarina.
As investigações do Gaeco Norte e da 3ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim identificaram uma **estrutura hierárquica bem definida**, com líderes que comandavam as atividades ilegais de dentro do sistema prisional. De acordo com o MPBA, um dos chefes do grupo, mesmo preso, ordenava execuções e geria o tráfico e o comércio ilegal de armas.
Familiares dos investigados atuavam como facilitadores, cedendo contas bancárias para dispersar os recursos e dificultar o rastreamento. A fase atual da operação visa desarticular a cúpula do esquema e interromper o fluxo financeiro que sustentava os crimes. Em etapas anteriores, 48 pessoas foram denunciadas e tiveram R$ 44 milhões bloqueados pela Justiça.
A ação contou com o apoio de diversas unidades do MPBA, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Administração Penitenciária e da polícia penal de Santa Catarina. Com o material apreendido, novas provas serão analisadas para responsabilizar todos os envolvidos.










