Operação da Polícia Civil prende 18 em Jequié

Foto: Divulgação Ascom PCBA

A Polícia Civil da Bahia cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e prendeu 18 pessoas, na manhã desta quarta-feira (24), durante a Operação Castelo de Cartas. A iniciativa desarticulou uma organização criminosa acusada de cometer pelo menos 19 homicídios somente em 2025, além de atuar no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no sudoeste do estado.

As prisões ocorreram em diversos bairros de Jequié, como Joaquim Romão, Cachoeirinha e Centro. A ação também se estendeu a outras cidades, com mandados cumpridos em Feira de Santana, Salvador, Eunápolis e até em Belém, no Pará. Um dos objetivos da investigação policial na Bahia era atingir o patrimônio do grupo, resultando no bloqueio de 30 contas bancárias e no sequestro de bens que movimentaram mais de R$ 2 milhões no último ano.

A operação apreendeu aproximadamente dois quilos de entorpecentes, balanças de precisão, oito motocicletas, 15 aparelhos celulares e valores em espécie. As apurações, iniciadas em janeiro deste ano após uma série de assassinatos de extrema violência, revelaram que a facção buscava dominar territórios na região. As investigações prosseguem com o intuito de identificar e prender outros envolvidos.

Segundo as apurações, a organização recrutava jovens e usava de violência sistemática contra rivais e dissidentes internos. Os lucros do comércio ilegal de drogas e armas eram repartidos entre os líderes, que ostentavam alto padrão de vida. A operação mobilizou 120 agentes e foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios de Jequié, com apoio de coordenadorias regionais.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com