O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comemorou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que classifica a construção da ponte entre Salvador e a Ilha de Itaparica como projeto prioritário do Governo Federal. O decreto foi assinado na última segunda-feira (22).
“Esse decreto demostra a parceria e o compromisso do presidente Lula com a Bahia. A inclusão da Ponte, e todo o projeto que compõe essa grande obra, na lista prioritária de investimentos do Governo Federal significa que este é, também, um projeto estratégico do Brasil”, declarou o governador.
A medida, inserida no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), confere agilidade aos trâmites de planejamento e à busca por investidores privados. A qualificação garante maior segurança jurídica e assegura prioridade no acompanhamento por órgãos federais.
Jerônimo Rodrigues destacou o suporte financeiro crucial da União. “Nos dá garantia de que nós temos também o apoio financeiro do governo federal, nos dá garantia na medida que esse dinheiro vai nos ajudar a não recorrer ao mercado financeiro para captar recursos”, explica.
Com extensão superior a 12 quilômetros, a ponte vai encurtar o acesso a regiões turísticas e produtivas do Sul e Baixo Sul do estado em mais de 100 km. A obra, que já tem concessionária definida, é aguardada por seu potencial de gerar empregos e dinamizar comércio, indústria e turismo. A integração ao Novo PAC consolida a viabilidade do empreendimento, considerado fundamental para o desenvolvimento regional.










