Senadores articulam nos bastidores para derrubar PEC da Blindagem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Lideranças afirmam que há votos suficientes tanto na comissão quanto no plenário para rejeitar o texto que exige autorização prévia de Casa Legislativa para processar criminalmente deputados e senadores. A decisão também é vista como resposta às manifestações populares que tomaram as ruas no domingo (21) contra a proposta.
A CCJ está prevista para votar a PEC na quarta-feira (24), com o relator Alessandro Vieira (MDB-SE) já sinalizando parecer contrário. O presidente da comissão, o senador Otto Alencar (PSD-BA), reforçou que pretende “sepultar” a proposta no colegiado, resistindo a apelos de ajustes ou modificações no texto original.
De acordo com o Bahia Notícias, o Senado avalia rejeitar formalmente a PEC da Blindagem em comissão como medida política de transparência diante da pressão pública. Especialistas alertam que, se aprovada, a PEC pode enfraquecer mecanismos de investigação e fiscalização de parlamentares no país.










