Em declaração à rádio Itatiaia, Ciro Gomes (PDT) afirmou que não será candidato à Presidência da República nas próximas eleições. O anúncio foi feito após palestra em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O ex-ministro justificou a decisão ao expressar “dúvidas” sobre a capacidade de qualquer liderança solucionar a crise política nacional, intensificada pela polarização. “Cada vez que me candidatei, eu tinha capacidade; sabia que dava conta de resolver o problema. Hoje, tenho dúvidas se alguém tem capacidade de resolver o tamanho do abacaxi que essa maluquice de Lula e Bolsonaro produziu no país”, disse.
A desistência ocorre mesmo com pesquisas apontando Ciro como o nome mais competitivo contra Lula em 2026. Levantamento Genial/Quaest desta quinta-feira mostra o petista com 40% das intenções de voto, enquanto o pedetista aparece com 33%.
Recentemente, o político recebeu convites de partidos como PSDB e União Brasil, tendo participado até de evento da federação partidária. Havia especulações sobre uma possível candidatura ao governo do Ceará, estratégia que beneficiaria a base de Bolsonaro.