Salvador aprova projetos de droneportos para delivery

Delivery por drone
Foto: Divulgação / Speedbird Aero

O Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público Privadas (CGP) de Salvador aprovou o escopo da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) para a modelagem e estruturação de droneportos na cidade. A proposta foi apresentada pelo Consórcio Droneportos do Brasil, com sede em São Paulo, conforme resolução da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). 

Segundo o documento, a MIP deve contemplar investimentos e serviços especializados para viabilizar esta nova infraestrutura urbana. 

Um droneporto é uma área dedicada para pouso, decolagem, troca de baterias e entrega de pacotes via drone, além de apoio à Defesa Civil, à Segurança Pública, mapeamento e inspeção de ativos. 

No âmbito regulatório, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) regula o uso civil de aeronaves não tripuladas. Em Salvador, prefeitura instituiu em fevereiro uma política municipal para fomentar esse uso, criando também um comitê de governança para dronologia. 

De acordo com o Bahia Notícias, a proposta aprovada incluirá estações urbanas voltadas para operadores de drones com facilidades como ponto de recarga de celular, Wi-Fi público e ponto de hidratação. 

De acordo com o Bahia Notícias, estudos e modelagem para implantação de droneportos foram aprovados na reunião do CGP em 22 de agosto de 2025. 

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress