Uma operação da Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta terça-feira (26), três integrantes de uma organização criminosa especializada em roubos de fios de cobre. A ação, batizada de Operação Fio Condutor, capturou a liderança do grupo no bairro de Paripe, em Salvador, e apreendeu um significativo arsenal.
Durante os 17 mandados de busca cumpridos na capital e região metropolitana, foram encontrados fios de cobre, uma pistola, carregadores, uniformes camuflados e munições de diversos calibres, incluindo 5,56, 7,62, 9mm e .40. A investigação apurou que a facção mirava empresas, especialmente do setor automotivo e de engenharia, localizadas na BR-324, no Polo Industrial de Camaçari e nas proximidades do aeroporto.
Em um dos imóveis, a liderança foi flagrada com material proveniente de furto de energia elétrica, conforme constatado com apoio da concessionária. Em outro local, os agentes localizaram a arma, os equipamentos e as munições. “O prejuízo causado a uma empresa foi de aproximadamente meio milhão de reais”, destacou a polícia sobre os crimes.
A Justiça autorizou ainda o bloqueio de contas bancárias dos investigados, que somam mais de R$ 400 mil. A operação contou com 60 policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com apoio de diversas especializadas.