A pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que a disputa pelo governo da Bahia em 2026 começa equilibrada entre ACM Neto (União) e o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo o levantamento, Neto aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Jerônimo soma 34%. A diferença está dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Encomendado pela Genial Investimentos, o levantamento ouviu 1.200 eleitores entre os dias 13 e 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%.
Intenção de voto para governador da Bahia em 2026:
-
ACM Neto (União): 41%
-
Jerônimo Rodrigues (PT): 34%
-
João Roma (PL): 4%
-
Kleber Rosa (PSOL): 2%
-
José Aleluia (Novo): 1%
-
Indecisos: 4%
-
Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
Além do cenário eleitoral, a pesquisa também avaliou a gestão de Jerônimo Rodrigues. O atual governador é aprovado por 59% dos baianos, enquanto 33% disseram desaprovar sua administração. O índice de aprovação se mantém estável em relação a levantamentos anteriores — em fevereiro, Jerônimo registrava 61%, e em dezembro de 2024, 54%.
A pesquisa ainda investigou cenários nacionais e apontou que, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria adversários como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Jair Bolsonaro (PL) em eventuais disputas de segundo turno em 2026.