O vereador João Filipe (PCdoB) se defendeu das acusações de invasão ao Hospital da Mulher em Barreiras (BA), alegando que as imagens divulgadas foram manipuladas pela equipe do prefeito Otoniel Teixeira (União Brasil). Em postagens nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o vídeo foi “tirado de contexto propositalmente” para prejudicá-lo politicamente. O caso, que gerou revolta ao supostamente expor pacientes em situação delicada, segue sob investigação.
Em resposta às críticas, João Filipe negou ter agido de forma irregular e acusou aliados do prefeito de distorcerem suas ações. Segundo ele, a visita ao hospital fazia parte de uma fiscalização legítima e as imagens compartilhadas publicamente seriam apenas trechos selecionados para criar uma narrativa falsa.
Em uma publicação em sua conta oficial do Instagram, João disse que a Prefeitura “mente na nota, mente no vídeo editado, e tenta transformar uma fiscalização legítima em ‘invasão’ e ‘exposição'”. Na postagem contém um vídeo de uma das pacientes confirmando a versão do vereador. “Agora quem fala é uma das mulheres que estava lá, internada”, acrescentou.
O vereador recebeu apoio institucional da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA). Por meio de um comunicado oficial, publicado nas redes sociais, a entidade fez questão de reforçar que “a fiscalização é um dos pilares do mandato parlamentar e um dever constitucional”.
Confira a nota na íntegra:
“A União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA) manifesta seu total apoio ao vereador João Felipe, destacando a importância de sua atuação no exercício legítimo da função fiscalizadora, em especial na fiscalização realizada no Hospital da Mulher de Barreiras.
A fiscalização é um dos pilares do mandato parlamentar e um dever constitucional dos vereadores. É por meio dela que se assegura a transparência, a legalidade e o bom uso dos recursos públicos, especialmente em áreas sensíveis como a saúde.
Reafirmamos nosso compromisso com a democracia, o controle social e o fortalecimento do poder legislativo municipal, valorizando iniciativas que colocam o interesse público em primeiro lugar.
A UVB-BA se solidariza com o vereador João Felipe e se coloca à disposição para oferecer todo apoio institucional necessário à continuidade de seu trabalho em defesa da população de Barreiras.”