Confiança do empresariado de Salvador cai em julho

Foto: Arquivo/Soteropoles

A confiança dos empresários do comércio em Salvador registrou nova queda em julho, segundo dados da Fecomércio-BA. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) recuou 0,8% em relação a junho, atingindo 106,7 pontos. Na comparação anual, a retração foi de 1,1%.

Apesar da leve melhora nas condições atuais, com alta de 1,6% no indicador mensal, o cenário futuro preocupa. Enquanto a avaliação sobre a própria empresa subiu 0,4%, a percepção da economia geral avançou 3,7%, mas ainda em patamar baixo (64,3 pontos).

O Índice de Expectativas (IEEC) teve queda de 0,3%, ficando em 137,6 pontos. A confiança nas empresas individuais (150,9 pontos) supera o otimismo com a economia nacional (122,9 pontos).

Essa desconfiança freia investimentos e contratações. O indicador de investimento caiu 3,2%, influenciado pela redução de 4,2% nos gastos das empresas e de 2,5% na intenção de contratar.

Fatores externos preocupam. A sobretaxa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros, válida desde 1º de agosto, ainda não foi totalmente absorvida pela pesquisa. “Há incertezas sobre os reais impactos dessa medida”, destaca o relatório.

Somam-se a isso os juros elevados, com a Selic em 15% ao ano, pressionando o custo do crédito. A combinação desses elementos deve manter a confiança empresarial sob tensão no segundo semestre, mesmo com inflação controlada.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress