Salvador, a sua Região Metropolitana (RMS) e Feira de Santana foram alvos da segunda fase da Operação Convictus, deflagrada na madrugada desta quinta-feira (31) pelo MPBA, Polícia Federal e PMBA. A ação resultou em oito prisões preventivas, 11 buscas e apreensões, além do bloqueio de contas e sequestro de veículos de luxo ligados a uma organização criminosa.
As investigações, conduzidas pelo Gaeco em parceria com a PF, revelaram um sofisticado esquema que movimentou mais de R$ 5 milhões. O grupo criminoso atuava no comércio de entorpecentes como skunk, cocaína e ecstasy, além de negociar armas pesadas, incluindo fuzis e munição antiaérea para disputas entre facções.
A operação desmontou ainda um esquema de lavagem de dinheiro que utilizava empresas de fachada, contas bancárias de laranjas e concessionárias de veículos para ocultar os lucros ilícitos. Foram bloqueados 69 CPFs e CNPJs vinculados aos investigados. Durante as buscas, os agentes apreenderam valores em espécie superiores a R$ 5 mil, dispositivos eletrônicos com provas dos crimes e documentos de propriedades suspeitas.