Dois jatos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça se chocaram no ar durante um exercício de rotina na manhã desta quarta-feira (30). O acidente ocorreu em uma área de treinamento entre Descalvado e Porto Ferreira, interior de São Paulo, por volta das 10h30.
Segundo a Academia da Força Aérea (AFA), um dos aviões caiu após a colisão, enquanto o outro conseguiu pousar sem danos. O piloto da aeronave acidentada acionou o assento ejetável a tempo e foi encontrado sem ferimentos graves. Ele passa por avaliação médica padrão da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Comando da Aeronáutica confirmou que o incidente envolveu aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea, famoso pelas apresentações com rastros coloridos. A queda aconteceu em região desabitada, e o trajeto do voo foi registrado pelo FlightRadar.
Bombeiros de Porto Ferreira e investigadores do Cenipa foram acionados para análise do local. “Todas as medidas de segurança foram seguidas, e o piloto agiu conforme o protocolo”, informou a FAB.