Emocionado, Seu Jorge recebe título de Cidadão de Salvador

Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Em uma manhã marcada por emoção e simbolismo, Seu Jorge foi condecorado com o título de Cidadão de Salvador. A sessão solene, proposta pela vereadora Cris Correia (PSDB), lotou o Plenário Cosme de Farias nesta sexta-feira (25) e teve a presença de mãe Vanísia de Ayrá, do Terreiro do Cobre, que acompanhou o artista ao som de atabaques.

Nascido em Belford Roxo (RJ), o cantor e ator afirmou que a honraria coroa um desejo antigo de se aproximar de suas raízes. “Me entendo como um africano nascido em terras brasileiras. Salvador é minha conexão com a africanidade”, declarou. Ele destacou que a capital baiana, onde 85% da população é negra, reflete sua identidade e ancestralidade.

Além da relação espiritual com o Engenho Velho da Federação, Seu Jorge enalteceu o legado cultural da cidade, citando ícones como Jorge Amado e Dona Canô. “A Bahia desenvolveu a cultura do país. É um lugar onde espero viver minha segunda juventude”, revelou o artista, que recentemente lançou o álbum “Baile à la Baiana” em parceria com nomes locais.

Salvador, única cidade brasileira na Rede de Cidades Criativas da Unesco (Música), foi elogiada por sua influência artística. “O baiano se destaca pela criatividade e desinibição. A música e a dança são parte dessa troca constante”, concluiu.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress