Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o crescimento do turismo baiano segue acima da média do país. Entre janeiro e maio deste ano, o setor registrou alta de 10,7% na Bahia, contra 7% no Brasil. Em maio, o desempenho estadual chegou a 12,5%, superando novamente a marca nacional, que ficou em 9,5%.
A arrecadação também reflete o bom momento. Segundo a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), apenas no primeiro trimestre de 2025, o estado gerou R$ 1,5 bilhão em ICMS do turismo – um salto de 20,5% em relação a 2024.
Resultados superam expectativas
“Em paralelo à pesquisa do IBGE, o Governo do Estado faz o acompanhamento da movimentação nas 13 zonas turísticas baianas, e comemora os resultados do instituto, que superaram as nossas estimativas para os cinco primeiros meses do ano. Por isso, celebramos e seguimos firmes no trabalho, para manter a liderança dos baianos na indústria brasileira de viagens”, afirma Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia (Setur-BA).