Jovem vende paçocas em sinaleira para seguir na faculdade

Foto: Arquivo Pessoal/Soteropoles

Em meio ao movimento intenso de Salvador, Victor Emanuel, um jovem de 24 anos, nascido e criado na capital baiana, encontra na venda de paçocas uma forma de transformar o sonho de se tornar juiz em realidade. Morador do bairro Garibaldi, ele enfrenta a rotina pesada de um estudante de Direito enquanto trabalha vendendo kits com seis paçocas por R$ 10 em uma sinaleira do Rio Vermelho.

A jornada começou como uma maneira de ajudar um projeto social da sua igreja, mas se tornou essencial quando Victor ficou desempregado e precisou garantir os R$ 1.673 da mensalidade. “Não queria desistir do meu sonho. Como não tinha outra opção, voltei para as ruas e comecei a correr atrás do meu objetivo”, contou ao Soteropoles o estudante, que hoje cursa o terceiro semestre.

A escolha pelo Direito veio depois de muitas dúvidas. Victor achava que a área era inacessível para quem não tinha condições financeiras. “Eu, um garoto criado por mãe solteira, desempregada e sem condições de comprar um Vade Mecum que seja, não teria chances”, disse. Apesar de enfrentar uma situação semelhante a maioria dos brasileiros, Victor foi incentivado por amigos e pela namorada e decidiu encarar o desafio.

Para conciliar tudo, ele mantém uma rotina disciplinada: pela manhã, faz exercícios, estuda e prepara os kits de paçoca; à tarde, vende nas ruas, geralmente entre 15h e 18h; e à noite, vai para a faculdade. Durante as férias, aproveita para vender por mais tempo, mas estabelece uma meta mínima de 20 kits por dia.

A vida nas ruas já lhe trouxe histórias marcantes, desde encontros com pessoas generosas que o incentivaram até situações de risco, como quando foi ameaçado por um criminoso e precisou mudar de local.

“Já fui ameaçado de morte por um bandido que queria tomar a sinaleira que eu estava vendendo e me roubar também. Então, precisei mudar de bairro, e comecei a vender ali no Rio Vermelho”, explicou.

Quem quiser apoiar Victor em sua trajetória pode entrar em contato ou fazer uma doação via PIX: 71987950467. Ele também está no WhatsApp (71) 98795-0467 e no Instagram @Victor12_Emanuel.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress