A nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (15), mostra uma leve melhora na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o aumento das tarifas sobre produtos brasileiros por parte dos Estados Unidos. O levantamento aponta queda na desaprovação e alta na aprovação da gestão petista.
Entre os dias 11 e 13 de julho, 50,3% dos entrevistados disseram desaprovar o governo Lula, índice que representa uma queda de 1,5 ponto percentual em relação à última sondagem, feita no fim de junho. Já a aprovação subiu de 47,3% para 49,9%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
O movimento ocorre dias após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos do Brasil. A reação imediata do governo brasileiro, com falas públicas de Lula e a ativação da Lei da Reciprocidade, pode ter influenciado positivamente a opinião pública.
Avaliação segue dividida
Apesar da recuperação parcial, a percepção geral sobre o governo ainda é majoritariamente negativa. Para 49,4% dos entrevistados, a gestão é ruim ou péssima. Já 43,4% consideram o governo ótimo ou bom. Outros 7,2% classificaram como regular.
O levantamento foi realizado pela AtlasIntel, em parceria com a Latam Pulse e a Bloomberg. A amostra ouviu 2.841 pessoas por meio de questionário online. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.