Produção industrial da Bahia recua 3,7% em maio

Foto: Canva/Divulgação SEI

A indústria da Bahia registrou retração de 3,7% em maio de 2025, na comparação com o mês anterior, interrompendo dois meses de resultados positivos. Os dados, ajustados sazonalmente, foram divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) com base na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. Em relação a maio de 2024, o declínio foi de 7,3%.

No acumulado do ano (janeiro a maio), o setor ainda mantém leve alta de 0,6%. Já nos últimos 12 meses, o crescimento é de 1,9%.

Entre as 11 atividades analisadas, sete apresentaram desempenho negativo na comparação anual. O segmento de “derivados de petróleo” (-7,7%) liderou as perdas, influenciado pela menor produção de óleo diesel, gasolina e GLP. Outros recuos significativos ocorreram em produtos químicos (-14,7%), borracha e plástico (-16,0%) e celulose e papel (-13,5%).

Por outro lado, “máquinas e materiais elétricos” (43,3%) impulsionaram os resultados positivos, com destaque para a fabricação de ventiladores e eletroportáteis. Metalurgia (3,8%), minerais não metálicos (3,9%) e extrativa mineral (0,6%) também tiveram alta.

Os números reforçam a volatilidade do setor industrial, que enfrenta desafios em meio a variações de demanda e custos de insumos.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress