A segunda fase da Operação Sangue Oculto cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-prefeito de Itatim (BA), Gilmar Nogueira, nesta sexta-feira (11). A investigação, conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), apura a morte de oito pessoas após uma abordagem policial em julho de 2023.
Equipes do MP-BA apreenderam um celular e outros dispositivos eletrônicos em endereços ligados a Nogueira, que atualmente exerce a função de delegado da Polícia Civil. As vítimas do caso incluem três adolescentes, sendo a mais nova de apenas 13 anos, além de duas mulheres e três homens.
Em junho de 2023, o MP-BA identificou indícios de execução e possível adulteração da cena do crime por policiais militares envolvidos. A Justiça determinou o afastamento dos agentes e a apreensão de armas, celulares e documentos em cidades como Salvador e Feira de Santana.
Em vídeo nas redes sociais, Nogueira afirmou estar tranquilo e garantiu que tudo será esclarecido, defendendo que agiu dentro da estrita legalidade. Ele foi prefeito de Itatim por dois mandatos, entre 2012 e 2020.
A operação, coordenada pelo Geosp (Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública), investiga a ação da Rondesp Chapada no Morro do Tigre, em Itatim, onde as mortes ocorreram. Provas técnicas contrariam a versão inicial de confronto com troca de tiros.