A estratégia do governo Lula (PT) de defender a taxação dos super-ricos como medida de justiça tributária refletiu no aumento da aprovação presidencial, segundo a pesquisa Latam Pulse/AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (8). O índice de avaliação positiva subiu 2,1 pontos percentuais em junho, alcançando 47,3% – o melhor patamar do ano.
O levantamento, realizado entre 27 e 30 de junho, também registrou queda de 0,9 ponto na avaliação negativa, que agora soma 51,2%. Enquanto 41,6% consideram a gestão “ótima” ou “boa”, 7,2% a classificam como “regular” – aumento de 1,2 ponto em relação ao mês anterior.
Regionalmente, o Nordeste se destacou como a área de maior apoio, com 56,8% de aprovação, seguido pelo Sudeste (47,4%) e Centro-Oeste (43,8%). A pesquisa ainda comparou a gestão atual com o governo Bolsonaro (PL), apontando melhorias em relações internacionais, geração de empregos, comércio exterior, direitos humanos e redução da pobreza.
A pesquisa ouviu 2.621 brasileiros por meio da metodologia recrutamento digital aleatório, feita pela internet. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.