O Governo da Bahia concluiu nesta sexta-feira (4) o envio dos 40 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para adequações técnicas em Hortolândia (SP). A etapa marca avanço no projeto de mobilidade urbana que deve beneficiar milhares de passageiros a partir de 2025.
As composições passarão por restabelecimento operacional, atualização de componentes e testes de desempenho na fábrica da CAF. O diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente, supervisionou o transporte terrestre, garantindo a segurança dos equipamentos.
“O VLT do Subúrbio faz parte da transformação histórica que fizemos em Salvador. Hoje, concluímos o envio de todos os trens pra Hortolândia, onde passam pelos ajustes finais. Esse é um projeto que vai mudar o dia a dia de quem mais precisa do transporte público”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues em redes sociais.
Cronograma e investimentos
A previsão é que os trens retornem a Salvador a partir de dezembro de 2025, integrando os 36,4 km de trilhos divididos em três trechos. O investimento no material rodante chega a R$ 820 milhões. A aquisição dos veículos foi possível após acordo entre Bahia, Mato Grosso e o Consórcio VLT Cuiabá.