A atuação da Força Penal Nacional (FPN) no Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, foi prorrogada por mais 30 dias. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e mantém o efetivo federal na unidade até o início de agosto.
A nova fase da operação será voltada à coordenação de ações de segurança externa e à execução de rotinas administrativas para prevenir crises. Os treinamentos continuam sendo ofertados a policiais penais da unidade e ao Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop).
A presença da FPN foi autorizada inicialmente em maio, após episódios de violência e fuga de presos. Em dezembro de 2024, 16 detentos escaparam da unidade. Em maio deste ano, um atentado contra o diretor do presídio deixou o motorista ferido. Na última terça-feira (1º), um advogado investigado por envolvimento nesses casos foi preso em Serrinha durante a Operação Dupla Face, que também cumpriu mandados de busca e apreensão.
A Força Penal Nacional é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e conta com efetivos federais e estaduais. Em Eunápolis, atua em parceria com a Superintendência de Gestão Prisional da Bahia.