A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, participou do cortejo cívico do 2 de Julho, nesta quarta-feira (2), e ressaltou o papel das mulheres nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia. Acompanhada do prefeito Bruno Reis, ela destacou nomes como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa como símbolos da resistência contra o domínio português.
Durante o evento, Ana Paula também associou o tema deste ano, “Eu sou o 2 de Julho”, ao conceito de pertencimento e continuidade da luta por autonomia, especialmente por meio de políticas públicas.
“O que a Prefeitura tem feito em áreas como educação, saúde, mobilidade e geração de renda é parte desse processo de construção da independência para os soteropolitanos”, afirmou.
O cortejo contou com a presença dos Caboclos de Itaparica, bandas filarmônicas, fanfarras, grupos culturais e concurso de fachadas decoradas. As atividades cívicas seguem ao longo do dia, com cerimônias no 2º Distrito Naval e no Campo Grande, além de shows e apresentações culturais até 13 de julho.