Repetir o excelente resultado da segurança do desfile do 2 de Julho é a principal meta da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), para o festejo de 2025. Mais de 2 mil integrantes das Forças da Segurança serão empregados para replicar o resultado do ano passado, quando a pasta registrou a ausência de crimes graves contra a vida e contra o patrimônio.
Para acompanhar todo o cortejo, a SSP ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a participação de 24 órgãos estaduais e municipais. Além do reforço das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros, as Superintendências de Inteligência, Telecomunicações, Tecnologia e de Gestão Integrada da Ação Policial estarão presentes no local.
A célula contará com a participação de servidores das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e de Saúde (Sesab), Casa Militar do Governador (CMG), Sufotur, Coelba, Embasa, CCR Metrô Bahia, Fundação Gregório de Matos, Transalvador, Semob, Semop, Sedur e Limpurb.
Tecnologia
Cinquenta e uma câmeras, sendo 49 com a tecnologia do Sistema de Reconhecimento Facial, serão utilizadas na celebração aos 202 anos da Independência da Bahia e acompanharão o cortejo, que começa no bairro da Lapinha e segue até o Campo Grande, no Centro de Salvador.
Uma Plataforma de Observação Elevada (POE) será estacionada em um ponto estratégico do festejo para também monitorar e acompanhar as principais ocorrências e realizar o rápido acionamento de patrulhas.
Atuação
A Polícia Militar da Bahia executará as ações de policiamento ostensivo intensificando as abordagens. A corporação contará com nove postos que funcionarão como ‘Comandos de Área’.
Já a Polícia Civil vai garantir a segurança reforçando o atendimento qualificado e realizando o trabalho de investigação especializada dos crimes que venham a ser praticados no curso da festividade.
Equipes do Corpo de Bombeiros atuarão por meio de GBOMs para o atendimento a possíveis ocorrências de primeiros socorros, busca e salvamento ou situações de incêndio nas estruturas do evento.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) estará de prontidão no complexo da Avenida Centenário, com equipes ordinárias para atender os principais exames periciais.