Empresários apresentaram nesta sexta-feira (27) ao governo da Bahia um projeto de trem de alta velocidade ligando Salvador a Feira de Santana. A proposta, já analisada pelo Ministério dos Transportes, promete encurtar o trajeto de 1h11 para apenas 35 minutos, com capacidade para 85 mil passageiros diários.
Ao Portal A Tarde, Antônio Alberto Valença, o assessor especial da Seplan e coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), destacou que o projeto foi ajustado para incluir transporte de cargas, ampliando seu potencial logístico. “Além de passageiros, a ferrovia vai impulsionar o escoamento de produtos, especialmente nos portos da região”, explicou.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, a linha de 98 km terá trens operando a 160 km/h para passageiros e 120 km/h para cargas. O trajeto contará com 10 paradas, incluindo integração com o metrô de Salvador e o futuro VLT.
Estudos da TIC Bahia indicam que a ferrovia pode gerar R$ 73 bilhões em retorno econômico para a capital e mais R$ 17,2 bilhões para Feira de Santana, beneficiando cerca de 6 milhões de pessoas. A previsão é de faturamento anual de R$ 1,1 bilhão com passageiros e cargas.
O GTI, criado em fevereiro deste ano, reúne 12 órgãos estaduais para desenvolver soluções logísticas na Bahia. A reunião contou com representantes de secretarias como Desenvolvimento Urbano e Econômico, além da CTB e BahiaInveste.