Cachoeira vira capital simbólica da Bahia hoje (25)

Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta terça-feira (25), o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, foi mais uma vez declarado capital simbólica da Bahia, como parte das celebrações da sua participação histórica na luta pela Independência. A homenagem, oficializada por lei estadual em 2007, acontece todos os anos desde então.

Durante os atos cívicos na cidade, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou das comemorações e destacou o protagonismo da população cachoeirana na expulsão das tropas portuguesas, ainda em 1822.

“Cachoeira foi um marco muito importante para aquele dia 25, quando artesãos, agricultores e comerciantes soltaram suas ferramentas para dar corpo ao movimento que aconteceria posteriormente, que é a Independência do Brasil”

A cidade foi uma das primeiras a se insurgir contra o domínio colonial português, antes mesmo de Salvador. Em 25 de junho de 1822, os moradores declararam Dom Pedro de Alcântara como regente e defensor do Brasil, rompendo oficialmente com o governo português.

O gesto desencadeou o primeiro confronto armado da guerra de independência na Bahia, que durou até o dia 28 de junho, quando os insurgentes tomaram uma embarcação portuguesa no Rio Paraguaçu. A resistência iniciada em Cachoeira culminou, meses depois, na vitória baiana em 2 de julho de 1823, marco oficial da Independência do Brasil na Bahia.

Além do caráter histórico, a data também reforça o compromisso com a valorização da memória coletiva, segundo o governador. “A presença do governo neste dia aqui em Cachoeira é um ato simbólico muito forte. Portanto, quero, em nome de todos aqueles que lutaram e abriram a frente para a Independência do Brasil na Bahia, agradecer e celebrar”, concluiu.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress