Preços do Dia dos Namorados sobem menos que inflação na BA

Foto: Reprodução

Um estudo da Fecomércio BA revela que os preços dos produtos típicos do Dia dos Namorados subiram 3,74% este ano, acima dos 0,26% registrados em 2024, mas abaixo da inflação de 4,68% na Região Metropolitana de Salvador. A análise, baseada no IPCA-15 de maio do IBGE, mostra que, apesar do aumento, os consumidores não enfrentarão grandes dificuldades na hora das compras.

Os chocolates lideram as altas, com aumento de 16,63% no último ano, seguidos por relógios (8,85%) e aparelhos de som (8,68%). Eletrônicos como computadores (6,55%) e TVs (2,85%) também ficaram mais caros.

“O setor mais procurado por quem deseja presentear nesta data é o de vestuário. Embora não haja uma previsão específica para o momento, projetamos que, no mês de junho, as vendas do segmento de vestuário e calçados cresçam 1% em relação ao mesmo mês do ano passado”, afirma Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA.

No varejo de moda, alguns produtos tiveram queda, como sapatos femininos (-3,55%), tênis (-0,5%) e bolsas (-2,48%), enquanto blusas subiram 6,66%. “Vale lembrar que o comércio é bastante concorrido e oferece inúmeras opções de estilo e preço. Os dados aqui apresentados referem-se a preços médios, cabendo ao consumidor realizar a tradicional pesquisa nas lojas”, reforça Fernandes.

Perfumes (3,2%) e produtos de beleza, como itens para cabelo (8,23%) e maquiagem (6,22%), também registraram aumentos. Já as bijuterias, opção mais acessível que joias, subiram 4,95%, bem menos que em 2024 (10,45%).

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress